O termo está diretamente associado ao conjunto de dados que distinguem uma pessoa da outra. Assim como há um conjunto de características que identificam uma pessoa, o mesmo ocorre com um grupo. Observa-se que tais características não dizem respeito apenas a traços físicos, mas a comportamentos, hábitos que são comuns a um grupo. Assim, dizemos que gaúcho toma chimarrão, mineiro gosta de pão de queijo e baiano de acarajé; se entendendo por isso a IDENTIDADE CULTURAL de determinado grupo, referente a um território geográfico específico. Portanto, a identidade cultural é o conjunto de características que permite que os indivíduos se identifiquem como membros de um grupo e se diferenciem dos demais. Também compreende aspectos diversos como a língua, as crenças, os ritos, os costumes, os comportamentos; sendo a identidade, em grande parte, dada pelo caráter imaterial da cultura, resultado de uma construção coletiva, que dá suporte à história e memória de um grupo.


O patrimônio material também faz parte desta identidade quando se associa o Cristo Redentor à cidade do Rio de Janeiro, a Torre Eiffel a Paris, a 5ª Avenida a Nova York, o Coliseu a Roma. Consequentemente, assim como as pessoas e os grupos sociais, as cidades têm identidade própria, a qual é assegurada através da conservação do seu patrimônio arquitetônico e urbano.