Século XXI

2002

A criação do condomínio “Vila Real”, no Bairro do Altiplano, marca o início da multiplicação dos condomínios residenciais horizontais em João Pessoa. Sendo um tipo de empreendimento iniciado na cidade em 1984, com a construção do condomínio de veraneio “Village Atlântico do Sul”, somente no início dos anos 2000 os condomínios horizontais crescem em número, predominando nos bairros de Altiplano e Portal do Sol.

2004

Estando o centro histórico de João Pessoa delimitado e tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), desde 1982, ocorreu em 2004 uma revisão e atualização da poligonal do tombamento, bem como a definição de dois setores que passaram a ter níveis de proteção distintos: a zona de proteção rigorosa e a área de entorno do centro histórico.

2007

O Decreto Municipal nº 5844, em janeiro de 2007, permitiu o adensamento do Bairro Altiplano. Este havia surgido como um conjunto habitacional, em 1978, e se mantinha com suas características de residências unifamiliares, sob regulação do Plano Diretor da cidade de 1994. O referido decreto municipal atraiu investimentos de elevado padrão, dando início a um acelerado processo de verticalização da área, sob o título de “Altiplano Nobre”, com impacto significativo sobre a paisagem da orla marítima de João Pessoa.

2008

Inaugurada no dia 3 de julho desse ano a “Estação Cabo Branco – ciências, cultura e arte” foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que distribuiu seu programa de necessidades em blocos, sendo os principais o auditório, com capacidade para quinhentas pessoas e a “Torre Mirante” com espaços para exposições. Localizada no bairro do Altiplano, sua construção foi polêmica por estar sobre a falésia do Cabo Branco, área vulnerável e considerada o ponto mais oriental das Américas.

2009

Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa teve seu centro histórico por fim reconhecido no âmbito nacional, através do tombado realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Para além da arquitetura que registra a história de mais de 400 anos da cidade, seu traçado urbano inicial com características de ortogonalidade e a os valores paisagísticos foram fatores que levaram o IPHAN a decidir por este tombamento.

2012

O “Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima” foi inaugurado no dia 26 de agosto de 2012. Sua localização, à margem da rodovia PB 008, foi pensada como mais um atrativo para a viabilização do proposto “Polo Ecoturístico do Cabo Branco” e desenvolvimento da cidade no sentido sul. Está composto por quatro prédios principais: A torre do mirante, o pavilhão de feiras e exposições, o pavilhão de congressos e convenções, o teatro Pedra do Reino.

2016

Iniciada em 2014, a obra de Requalificação do Parque Sólon de Lucena foi entregue à população em 12 de junho de 2016. Para realização do projeto, foi necessário observar que o parque é um bem tombado pelo IPHAEP, desde 1980, fato que definiu critérios mais rígidos para a intervenção, com o objetivo de manter as características que lhe dão identidade e o fez ser eleito como um dos cartões postais da cidade.

2020

No dia 11 de março a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Assim como ocorreu em todo o mundo, a cidade de João Pessoa teve suas ruas esvaziadas devido às medidas de isolamento social e demais restrições impostas para conter o avanço da doença.