Definições - Patrimônio

O termo provém do latim e refere ao conjunto de bens que pertencem a uma pessoa, a uma família, estando associado apenas a uma riqueza material que se adquire ao longo dos anos e passa de pai para filhos. Aqui olharemos para o patrimônio de outra forma, tratando-o como uma herança de toda a sociedade e, neste caso, é possível falar-se de um PATRIMÔNIO CULTURAL ou simbólico o qual conta parte da nossa história, de onde podemos extrair conhecimento.

No Brasil a Constituição Federal de 1988 definiu patrimônio cultural como sendo os bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Desta forma ocorreu uma ampliação do conceito de PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO, mais vinculado à arquitetura, pintura, escultura, os quais não foram esquecidos, mas a estes se soma agora um PATRIMÔNIO IMATERIAL ampliando as referências culturais do Brasil.

Nessa redefinição promovida pela Constituição, foram considerados como patrimônio material e imaterial do Brasil: as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações artísticas e tecnológicas; as obras de arte, objetos, documentos; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico e ecológico. É nosso dever protegê-los para que possam continuar sendo objeto de estudo e fonte de identidade e cultura para as futuras gerações.