Definições - Cultura

De modo geral, se diz ser culta aquela pessoa que tem conhecimento sobre literatura, música, dança, pintura, teatro, cinema, etc. Esta visão elitista e conservadora leva a pensar que apenas algumas pessoas têm capacidade para produzir e apreciar a cultura.

Porém, hoje podemos entender a cultura como um movimento de criação e transmissão de diferentes modos de criar, fazer e viver, as formas de expressão, costumes, tradições, crenças e festas populares, sistemas religiosos, que são comuns a toda a humanidade, mas que mudam em cada sociedade.

Logo, para nós a literatura de cordel, o forró, o frevo, e demais manifestações resultantes do fazer popular, também são exemplos da nossa cultura transmitida de geração em geração através da vida em sociedade.

Somando o conceito de patrimônio como herança e de cultura como criação, produção de um grupo social em um determinado espaço e tempo, se definiu o PATRIMÔNIO CULTURAL como um conjunto de bens reconhecidos por uma sociedade como representativos da sua história e da sua identidade, sendo dignos de conservação.