Definifições - Memória João Pessoa

Definiições

O que é?



Precisamos conservar

Conservação

O termo conservação se refere ao conjunto de ações possíveis para assegurar a manutenção do nosso patrimônio. De acordo com as circunstâncias, para se conservar é necessário fazer uma restauração, o que requer um trabalho técnico mais especializado e caro. Mas a simples manutenção cotidiana pode garantir de forma eficaz a conservação, não permitindo que um edifício fique danificado. Dar um uso adequado, que respeite a integridade e significação cultural dos edifícios de valor patrimonial é mais um caminho para a boa conservação.

Medidas legais como o tombamento também são parte desse conjunto de ações, mas não necessariamente garante a conservação do patrimônio tombado, uma vez que tal legado precisa ser cuidado por seu(s) proprietário(s) a fim de manter sua integridade. Nesse sentido, para diminuir essa lacuna entre tombar e conservar, os documentos patrimoniais obtidos a partir de fóruns pertinentes, foram indicando outros meios que estimulem a conservação, quais sejam incentivos fiscais, isenções de impostos, etc.

Portanto, conservar é cuidar, tratar com respeito os bens de valor patrimonial, para que estes permaneçam como registros da história e memória de uma cidade.




Para que?